Muitas pessoas (da oposição) me questionam sobre o porque eu (Alfredo Bernacchi), não acreditando em deuses, fico publicando livros e combatendo a religião que é “uma coisa boa e tem salvado tanta gente do vício e da sarjeta”...
Razão em parte essas pessoas têm, porque tudo na vida tem prós e contras, coisas boas e coisas ruins. A religião não escapa dessa regra, só que, tem muito mais coisas ruins do que boas (confira). Tantas são as ruins que vale a pena esclarecer o povo incauto sobre essa armação de interesses.
Por exemplo, a Bíblia tem muita informação boa, que eu mesmo sigo e concordo (por coincidência). Do livro de Provérbios se extrai muita coisa interessante. Em Eclesiastes no VT, tem lições interessantes. Mas o grosso de coisas ridículas, agressivas, erradas, discriminatórias, injustas e mentiras deslavadas, comprometem o total da obra. Por que eu iria apoiar um livro desses? Tem tanto livro por aí, que não passa por esse problema, ou não os tem de forma tão contundente e grave.
Leiam os códigos Civil e Penal Brasileiro. Só tem coisa útil. Deveria ser ensinado nas escolas ao invés de tentarem impingir mais religião ao povo.
Raciocinando:
A religião (não estou falando só da cristã) sempre foi um forte argumento para guerras, covardias e carnificinas. Acho que eu nem preciso explicar isso. Mas vamos supor que você não tenha esse conhecimento. Então leia o VT. da Bíblia. Se não for suficiente, aprenda mais sobre a história dos povos da Europa. Se não for suficiente, busque informações sobre a época da Inquisição. Se não for suficiente, lembre-se de Hitler e da 2ª Guerra Mundial. Se não for suficiente, ligue a televisão no repórter e ouça falar sobre Israel e os palestinos. Eu não vou poder detalhar e explicar todos esses casos porque são milhares através dos tempos. Eu posso concordar com isso?
O fanatismo religioso leva o ser humano a conseqüências extremas, inclusive a perder a sua vida inutilmente. Qualquer um tem exemplo sobre essas coisas. Mas, supondo que você não tenha 12 anos e pouco conhecimento sobre isso, lembre-se das torres gêmeas de Nova York e dos homens-bomba por todo o mundo. Eu posso concordar com isso?
A exploração religiosa, depois de lavar as mentes dos seus seguidores, causa grandes prejuízos financeiros a estes, que engordam a máquina religiosa (um trilhão de dólares/ano), chegando aos extremos de tomar as propriedades, as jóias e as poupanças dos incautos, um autêntico quadro de vigarice oficializada. Enganando com falsas promessas de conquistas mentirosas, tiram o salário das pessoas e deixando-as passar fome. Eu tenho casos na própria família de pessoas que de tanto darem dinheiro para as igrejas, passaram fome e foram despejadas das suas moradias. (Eu socorri). E aqueles pastores safados que vendem lotes do céu?!... Eu posso concordar com isso?
Existem políticas de exploração disfarçada e dissimulada, que passam despercebidas pela maioria dos crentes. Por exemplo, eles ajudam a tirar pessoas de situações difíceis, tanto financeira como moralmente e depois as exploram, exploram a sua dependência pelo resto da vida. E o que consta? Que a religião é benéfica. Beneficiou um e tira proveito de milhares, inclusive desse um. Conheci uma família que praticamente nasceu numa igreja em Cachoeiras de Macacu. Durante um certo tempo essa família empobreceu e passou a se beneficiar da ajuda social da própria igreja. Isso não durou muito. Deram um jeitinho de expulsa-los de lá. Eu fui testemunha. E de que adiantou? Uma das meninas acabou de casar-se com um futuro pastor. Amém!... Tomara que vá a forra.
Então, eu vendo essas coisas, vendo os meus amigos pessoais passarem por essa desgraça, sabendo de conhecidos que caem nessa esparrela religiosa, fico indignado! Ou não é para ficar?!... E aí, combato mesmo!... Pra mim, muita gente deveria estar na cadeia... Muita gente famosa!...
Dá pena e chega a dar até raiva, quando um amigo meu é pego pelas malhas da religião e inocentemente começa a defender o seu ponto de vista religioso.
Eu sei que a vida não é fácil, mas religião não é a solução. Você aguardar providências divinas, vai ser muito menos produtivo do que você reconhecer que está sozinho e tratar de tomar conta de si mesmo, fazendo o esforço necessário para sair da situação ruim em que se encontra. O seu cérebro tem sempre as melhores soluções para o seu caso, que só você conhece em detalhes.
Eu mesmo tenho passado por momentos difíceis, e muito difíceis até. Mas procuro as minhas soluções. De um jeito ou de outro, eu prefiro apanhar para resolver, mas resolver sabiamente, eu mesmo, com os meus próprios recursos, técnicos, mentais ou econômicos. E tenho resolvido assim.
Faz falta às vezes desabafar com alguém. Quando eu era religioso ia para a igreja e falava com Deus (sozinho, quer dizer). Então, eu hoje vou à praia e falo sozinho mesmo, comigo mesmo, e dá melhor resultado. E assim o tempo passa e eu vou vivendo.
Eu vou explicar mais uma vez. Ateu não é crença, nem dogma, nem protesto. Ateu é justamente ausência – A = não / teu = deus.
O Ateu simplesmente não acredita numa coisa que muitos acreditam, porque não concorda em acreditar naquilo que não afirma veracidade da existência. É muito similar em não acreditar em ETs. Muitos acreditam. Eu não acredito. E estou certo! Não há nenhuma prova de que, em todas as épocas que se falou nisso, ETs tenham vindo aqui na Terra. Nenhuma! Então, eu tenho o direito de não acreditar. Além do mais, segundo o meu nível de conhecimento, não faz sentido, não tem lógica nem é possível aparecer um ET por aqui.
Acreditar em deuses é, da mesma forma, mera conjectura. Sonho, fantasia, devaneio. Não existe essa possibilidade, segundo o meu nível de conhecimento, que é alto. Não tem lógica, não faz sentido, é impossível!... Um ser monstruoso em tamanho, em poder, que se esconde por aí. Então eu, Ateu, não afirmo nada. Apenas não acredito. Só isso!... Não tenho evidências!...
Mas... Quem acredita, deve ter essas evidências ou razões. Então que as exponha e vamos ver o que sai.
É assim que eu procuro fazer quando debato em fóruns sobre religião. Eu procuro os argumentos contrários, como que procurando encontrar alguma razão lógica nos argumentos de alguém, que possam realmente me contrariar e me por em dúvida. Na maioria das vezes encontro argumentos fracos, sem base sólida para discussão.
Veja um pouco desses debates porque são interessantes e tente encontrar algo forte e positivo no posicionamento de alguém:
Nota: Eu vou colocar os meus textos escritos no fórum na cor azul, para ajudar a identificar. Os meus comentários sobre o assunto ficam em preto ou verde e entre colchetes [...], e a continuação do livro entre pontilhados, ok?
Do fórum Imigrante de Israel. Um fórum alimentado por judeus religiosos e muitos fanáticos – Tópico “O Ateu Alfredo”
[Nota: Os textos de terceiros são publicados conforme originalmente foram escritos. Eu não corrijo].
Nyodra escreveu:
Olá, Alfredo!
mudei muito sim mas nem pra frente e nem pra tras... mas pra CIMA!!!
"De que adianta ter um TV com alta tecnologia se vc não ligar ela na (TOMADA)?!, só vai ser uma TV bonita e bacana, nada mais."
Eu respondi:
Filosofias... Filosofias e frases bonitas. Xavões e jargões... Tudo sem substância, Como Ateu, eu aprecio também o preto no branco! Você tem algo pra mim? Coisa do tipo que eu possa ver e dizer: - UUAAAUUUU!!!! Incrível!... Que legal!... sem base de apoio. Só devaneios. Sonhos etéreos...
Acho que a pessoa lê muito as Parábolas de Jesus, os Salmos de Davi e os Provérbios de Salomão, começa a fazer igual. Igual às cartomantes e os adivinhos. Fala coisas com vários sentidos. Cada um entende de uma maneira. Então, vejamos: O que significa essa tomada tão bonita? Algo palpável ou apenas algo imaginário?!...
Pode dizer!... Não adianta. Você sabe que eu vou contestar. Então diga! (vou pedir para você provar. Aí, como fica?!)
Nyodra escreveu:
é ai que esta o x,y,z da questao que, por vc naum estar conectado nao entende ou seja nao ligou a TV na Tomada.
Eu respondi:
Ficar ligado, quer dizer, acreditar em tudo sem contestar nem raciocinar? Perder a sua identidade e ir pela cabeça dos outros? Autohipnotizar-se até conseguir lavar a sua própria mente, para te fazer acreditar em coisas impossíveis de acontecer?
Então, meu amigo, VOU FICAR DESLIGADO MESMO!...
neirosa escreveu:
Não liga não, Alfredo. O dia que Deus quiser te mostrar que Ele existe, tudo isso que você fala vai passar naturalmente. Pague pra ver...
Eu respondi:
Estou esperando sentado há 63 anos. Agora, já nem adianta mais!... Vai ver ele não quer mostrar pra mim. Deixa pra você. Você já está esperando há quantos anos?! Vai esperando... Quem sabe você dá mais sorte?
A minha sorte é que eu não fiquei só esperando e vivi a minha vida bem vivida. Por isso sou feliz.
Canhoto entrou na discussão e escreveu:
Oi Alfredo
O Ateu não sabe absolutamente nada (até pelo princípio de ser um cético), muito menos de D´us! Você se decepcionou com os idólatras (os cristãos); os discípulos de Jesus, mas Jesus não representa o Eterno, ele é o falso profeta. Se vc tivesse seguindo os ensinos de Moisés, talvez não seria um Ateu. Amigo, D´us é bom e existe, falo isso por experiência própria, mas os cristãos bagunçaram tudo com essa idolatria! Por isso você é Ateu, sabe essa curriola é responsável por isso e por isso mesmo terão que adotar vcs para sempre! O impressionante para isso é que está escrito no Novo Testamento que "nenhuma mentira procede da verdade!", e no entanto algum espírito os impede de enxergar a verdade!
Grandes frases óbvias: "Nenhuma mentira procede da verdade"!... Assim como nenhum quadrado procede do redondo. E daí? O que é verdade é verdade! O que não é verdade é mentira. Toda verdade tem lógica!
Mas vocês, irracionais, não sabem o que é lógica. Não usam isso. No lugar da lógica vocês conhecem o dogma. Então deixa assim mesmo! Até parece que eu estou fazendo questão de modificar o mundo!... Azar o seu! Quer acreditar em mentiras, acredite!... Vai acreditando!... Eu tenho nada com isso! O dia que você enxergar a verdade (se isso acontecer um dia) não diga que eu não avisei e não fui seu amigo.
Abraços.
Guerreiro entrou no debate, agressivo como sempre:
Shalom! Eu particularmente NAO GOSTO DO ATEU ALFREDO (principalmente devido a sua Vaidade etc...), entretanto, aprendi a AMAR O SER HUMANO QUE EXISTE DENTRO DELE (que e Tao Carente...), mas tao Carente, que ele precisa ficar debrucado durante Horas sobre os muitos FORUNS existentes na NET, caso contrario, ele Morre!
Bem, o motivo que me levou a te escrever, foi o Fato de ficar Sabendo que Ambos (Tu e o ALFREDO) sao Tricolores! ou sera que o teu "gosto do FLU!" foi apenas por Cortesia ?! Deverias dizer: EU AMO O FLU! Eu sempre achei o ATEU ALFREDO uma pessoa Inteligente, apesar de Inteligencia nao ser sinonimo de Sabedoria, pois nunca iremos encontrar um ATEU que seja SABIO; na melhor das hipoteses, acharemos alguns Inteligentes; esta ai o ALFREDO para comprovar a Veracidade das minhas palavras.
Olá Guerreiro.
Apesar de você ser muito metido a besta, eu gosto de você. Você já mostrou ser um homem de caráter. E nossas diferenças continuam sendo apenas de opinião.
Vaidade é uma característica do Ateu. Não sei se isso chega a ser um defeito ou uma qualidade. Por que é assim?
O Ateu se acha num patamar acima dos religiosos, porque ele evoluiu acima desses. Essa descrença em algum Deus, favorece a crença nele mesmo e isso soa como evolução e poder:
Quando nós somos crianças nos ensinam sobre Papai Noel. Depois vem o Papai do Céu e assim nós vamos percorrendo um longo caminho de crendices até concluir por toda essa mentirada, toda essa baboseira que a nossa mãe ensinou. Pobrezinha, tentou fazer o melhor pelos seus filhos e como ensinaram a ela assim, ela nos passou o ensinamento na melhor das intenções. O problema é que raciocinamos. Somos diferentes dos macacos. Por isso pesquisamos e concluímos, muitas vezes, diferente do que ela ensinou. Isso é a evolução natural.
Então, num estágio posterior, o crente começa a conferir o que lhe ensinaram e repara que nada daquilo é verdade. Finalmente torna-se Ateu, quando conclui que não existe Deus nenhum, E QUE O MÁXIMO DE SABEDORIA, CAPACIDADE E FORÇA EXISTENTES NUM SER RACIONAL, ESTÁ NO HOMEM. Ou seja: Nele mesmo! Então fica vaidoso!
Imagine o que eu tenho na cabeça:
Sou o máximo!... Maior do que todos os deuses juntos de todos os tempos!... Quer coisa melhor do que isso?
Sou poderoso!... Faço coisas que nenhum deus faz!
Sou o mais capaz!... Construo o que nenhum deus consegue construir.
Sou o dono de mim mesmo e das minhas ações!... Dispenso ajuda de deuses!
Sou o dono da minha vida e devo cuidar dela!... Não vivo de muletas divinas!
Não tenho que pedir nada a ninguém (refiro-me a entidades "espirituais")
Não tenho que agradecer nada a ninguém!... (idem)
Não tenho que me curvar a ninguém!... Sou orgulhoso por isso!
Não tenho que me humilhar a ninguém!... Isso é o máximo!...
Não tenho que pagar nada a ninguém!... Que bom... Sobra mais para dar aos pobres...
Então, não é para ficar vaidoso? Eu sou mais e melhor do que toda essa gente retardada, que ainda pensa como eu pensava no passado. Não evoluíram!... Pode?
É por isso que eu sou vaidoso. Isso é um defeito? Ou uma qualidade?!... Ou é uma conseqüência do ateísmo? Não posso ser diferente! Não posso fazer nada!
Abraços.
Nilson entrou:
Fui tricolor até o sete anos (período da inocência), quando ganhei entendimento e (menino esperto que era eu) tornei-me flamenguista. Sorte minha!! Lamento a falta de sorte de vocês, mas...
nem todos são predestinados a glória!! Pertencer a maior do mundo, não é para qualquer um!!!
Quanto ao ateísmo do Alfredo, não me surpreende sua auto-ego. Mas eu estou com o Dan quando diz que não existe Ateu. No profunda da alma de todo ser humano, a um grito, uma busca desesperada pelo seu criador. Contudo, alguns tentam calar essa voz e andam em um caminho como cegos. Tentam esquecer que um dia irão morrer. Imaginam que um dia tudo vai acabar e deixarão de existir, juntamente com os problemas e aflições. Deus existe e cobrará nossas atitudes perante Ele e perante nossos semelhantes. Ficam as palavras do profeta Isaías: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai o seu nome enquanto está perto".
Antonio II opinou:
Por acaso vi um título na página inicial, que se referia a Ateu Alfredo. Isso atraiu minha curiosidade, pois em geral os Ateus são pessoas interessantes com quem debater.
Ora, Alfredo, veja só como o mundo é cheio de encruzilhadas: enquanto você foi enganado por 50 anos até encontrar sua verdade, comigo acontece o contrário. Desde menino na escola causava espécie ao afirmar na aula de ensino religioso que Deus não existe.
Mas depois, por uma imposição do meu velho pai, acabei frequentando a igreja católica, e até mesmo participando ativamente de sua liturgia!
Posteriormente, abri meus olhos para aquilo que eu instintivamente já sabia: meu problema não era exatamente com Deus, mas sim, com a Igreja e com os dogmas. A igreja que é um negócio fantástico, rende somas incalculáveis; e serve de instrumento de dominação desde que o primeiro culto começou. E os dogmas que são "verdades" inverificáveis, logo, no mínimo, suspeitas.
Você pode achar esse papo meio ameno para um Ateu, mas isso é porque hoje já coloco em dúvida essa minha condição.
Isso aconteceu devido a uma série de estudos, pelos quais observei que a realidade (qualquer uma) é algo extremamente relativo; o que para mim é verdade, para você não será, e assim por diante. Os sufis possuem uma abordagem particularmente esclarecedora a respeito disso, como vc pode observar da história abaixo, do pitoresco Mullá Nasrudin:
VERDADE E MENTIRA
Em dada ocasião, um rei chamou Nasrudin para se consolar:
- Ah, Mullá, estou triste. Meu povo anda mentindo demais, não sei mais o que fazer. O que posso fazer quando o povo me falta com a verdade?
- Acontece, rei - respondeu Nasrudin - que nem sempre é fácil diferenciar a verdade da mentira.
- Mas é claro que é, Mullá - retrucou o rei - a verdade impele ao bem, enquanto a mentira só visa enganar...
- Essa é a teoria, mas é preciso que todos saibam na prática o que é mentira e o que é verdade...
Assim o rei decidiu pôr em prática um estratagema que provaria que a mentira pode ser superada e a verdade evidenciada. Na manhã seguinte, todos os cidadãos iriam ser levados para fora dos muros da cidade e antes de entrarem o carrasco deveria perguntar o que queriam fazer na cidade; os que mentissem, seriam enforcados em praça pública.
E assim foi. Na manhã seguinte estavam todos os cidadãos em frente ao portal da cidade e o carrasco falou:
- Todos os que desejam entrar na cidade devem me dizer o motivo, e aqueles que mentirem serão enforcados.
- Eu serei o primeiro - disse Nasrudin, e se encaminhou na direção do carrasco.
- Por que quer entrar na cidade? - perguntou.
- Eu estou indo ser enforcado naquela forca - e apontou para a praça.
- Isso é uma mentira, Mullá!!! - disse o carrasco.
- Se estou mentindo, então me enforque, oras!
Ora, a mentira pode ser verdade, e vice-versa. Bem e Mal são apenas graus da mesma coisa, assim como a paixão e o ódio.
Por constatar essas questões interessantes, hoje já não posso dizer que duvido da existência de Deus ou de Jesus, principalmente porque, mesmo sem ser cristão, sempre procurei seguir seu único mandamento: amar ao próximo como a si mesmo.
Enfim, achei algo espetacular ver como pessoas com idéias divergentes conseguem atingir a tolerância - que, cá entre nós, mostra que tanto crentes como cépticos podem evoluir em sua humanidade.
Abraço a todos.
Oi Antônio II
Você seria capaz de criar algumas regras de bom viver e justiça social? Sim! Eu também. Qualquer um pode fazer isso. Basta querer.
Assim também foi feito pelos religiosos da antiguidade. Depois disseram que foi Jesus quem falou tais coisas. Jesus não existiu.
Agora, Deus? Você pode até imaginar que existe. Como eu imagino que não exista. No entanto, nem eu nem você podemos provar aquilo que achamos.
Mas preste bem atenção: Eu não estou afirmando nada. Estou de acordo com o bom senso. Não parece que existe, portanto acho que não existe. Uma questão de lógica.
Já você está na contra-mão. Nada parece, ou mostra, ou evidencia que existe nenhum Deus. Mas você acha que existe. Você está fabricando uma hipótese para justificar a sua crença. (tipo chovendo no molhado...)
É uma diferença sutil, mas é uma diferença.
Abraços.
EGCaesar escreveu:
O Ateu Alfredo
É alguém que merece atenção? Dêem atenção a ele os fracos de espírito, os pobres, os iludidos, os enganados. A maior parte do que ele diz é inútil, lê quem não tem dinheiro para comprar um livrinho de piadas.
Pra que dar atenção a ele? É apenas mais um desses aí que acham que nasceram das pedras, na água, e blablabla.............. u.u
Alfredo, apenas uma coisa pra você: Nem tudo pode ser explicado pela lógica e pela razão. Só isso.
Cuidado aqueles que vieram para aprender e se depararem com os posts desse cara!! Cuidado para não se enganarem!
Até mais
“Professor” escreveu:
Se nem tudo pode ser explicado pela lógica e pela razão então é explicado pela imaginação, logo Deus é fruto do imaginário.
Cuidado para não serem enganados pela imaginação.
Antônio II rebateu:
Caro Alfredo,
Talvez eu não me tenha feito entender claramente.
Quando digo que não duvido da existência de Jesus ou de um Deus, isso não quer dizer que acredito! Há muito terreno entre o sim e o não...
A minha dúvida surge de uma questão de grande importância, qual seja - como a ordem foi extraída do caos. É inegável, pelas evidências da ciência evolutiva, que a ordem hoje vigente foi extremamente mais simples, ou quiçá, inexistente.
Logo, em eras primitivas, houve caos. O que determinou que dadas leis universais entrassem em vigência? Por exemplo, a mais básica, prevista pelos alquimistas operativos antes de Einstein, Rutherford, Bohr e outros grandes físicos - de que toda a matéria possui um elemento constituinte básico, que é sempre o mesmo, independentemente de como a matéria se manifesta? o que os alquimistas chamavam de quintessência foi depois verificado pela física quântica.
Essa dúvida talvez seja a origem radical de todos os deuses, pois precisava-se explicar de alguma forma o que ainda hoje não pode ser explicado! Como a matéria se especializa?
Há quem afirme ser possível a transmutação - coisa fantasiosa, para mim, até que estudando um pouco de física atômica, descobri que o resultado da fissão e da fusão nucleares é sempre um tipo de matéria diferente do inicial. Isso não é reação, nem combinação. É rearranjo sub-atômico. Se nós humanos podemos fazer isso em laboratório - e aí se constata uma CAUSA (ação humana que provoca uma reação), como se deu a causa primeira?
Por isso, embora não crente, opto por não duvidar categoricamente da possível existência de um Criador, ante a poderosa evidência material que acabo de descrever.
Para os crentes, é fácil "explicar": foi Deus. Para nós cépticos, é difícil, pois não temos essa solução simplista a oferecer. E, enfim, nenhum dos dois pode provar nada... cada uma das facções vê a seu favor a materialidade do mundo. Os cépticos, para invocar a impossibilidade das causas imateriais; os crentes, para invocar o resultado de uma causa imaterial.
Alfredo, dei-me conta que o Deus pode não ser como acreditam judeus, cristãos, islâmicos e outros - bom, todo-poderoso, onisciente, onipontente - mas pode, eventualmente, SER. Tudo se trata de conceitos - humanos, vc bem disse em outro post - que certamente estão equivocados; mas ainda pode surgir uma conceituação congruente com a materialidade, e verificável.
Como vc pode bem ver, não se trata de criar uma hipótese e muito menos de justificar uma crença (que não tenho), mas sim, de investigar a interação da física e da metafísica, coisa que os filósofos infelizmente não conseguiram em seus tempos de vida.
Abraços
Oi AntonioII
Você escreveu (dentre outras coisas desse texto tão bonito):
“A minha dúvida surge de uma questão de grande importância, qual seja - como a ordem foi extraída do caos. É inegável, pelas evidências da ciência evolutiva, que a ordem hoje vigente foi extremamente mais simples, ou quiçá, inexistente.”
Eu tenho uma opinião pessoal sobre o assunto. Vejamos:
Existe o vácuo no Universo, certo? Assim como existe a pressão atmosférica nos astros (força de gravidade).
Ambos exercem uma pressão ou uma falta de pressão, uniformemente distribuída nos corpos existentes no Universo.
Essa ação é igual em toda a superfície, por exemplo, de um corpo em estado líquido ou gasoso. Por isso esse corpo toma a forma esférica. Não é?
Veja o que eu quero dizer, no exemplo de uma bolha de sabão que você solta no ar. A princípio ela sai toda desequilibrada, mas em seguida transforma-se numa esfera perfeita.
Esse não é um exemplo da ordem extraída do caos? Mas houve uma razão para isso! E não foi uma ordem inteligente que alguém deu a essa bolha.
Então repare: Cada coisa tem o seu sentido, suas razões e porquês. Não sabemos tudo, mas sabemos que tudo tem a sua razão de ser (a causa, que gera o efeito)
Se uma galáxia tem o formato espiralado, existe uma razão para isso.
Assim eu acredito que o Universo todo tem uma razão de ser, e é efeito de uma causa qualquer, porém, tão casual como uma bolha de sabão que se amolda no espaço. Não vejo sentido em imaginar um SER (monstruoso, diga-se de passagem) que tenha arquitetado todo o universo desde um aglomerado de galáxias até um átomo, uma bactéria ou um código de DNA. Isso não faz sentido na minha cabeça. Não encontro lógica para justificar esse pensamento.
Pra mim, embora seja impossível se ter certeza de nada, é mais lógico O ACASO. Existimos porque nos adaptamos ao momento e ao espaço. Se o nosso ambiente for alterado, simplesmente deixamos de existir. Então, nesse momento, existimos, porque encontramos condições para existir e evoluir. Não existíamos antes e não existiremos depois desse momento universal.
Baseado nesse raciocínio é que eu não acredito na existência de nenhum Deus, salvo, como você explicou, na imaginação dos crentes, para justificar ("explicar") aquilo que eles não sabem [não conseguem].
Muita coisa eu também não sei,... Mas não invento!...
Abraços.
................
Você leitor, está gostando desse debate? Acredito que sim, porque é muito interessante e ilustrativo. Ao contestar a opinião de outras pessoas, criamos justificativas e conceitos interessantes que podem sempre esclarecer e serem aproveitados para o nosso próprio raciocínio.
Vamos continuar:
...............
EGCaesar contestou o "professor":
De onde provém tamanha ignorância?
Nem tudo pode ser explicado pela razão e pela lógica. Nem por isso as coisas serão explicadas pela imaginação. Há coisas que se explicam pelo poder de Deus. [Aiii!!!... Essa doeu!...]
[Eu esquentei o tema, porque perdi um pouco a paciência com o EGCaesar pois que o mesmo entrou grosseiramente no debate lá atrás]:
Não levem a mal, mas vocês religiosos vivem no mundo da fantasia, repetindo que nem papagaio, as palavras que lhes enfiaram pelos ouvidos sem JAMAIS parar para raciocinar se o que dizem tem alguma substância, ou não passa de pura imbecilidade.
É muito fácil arrotar palavras decoradas: "Há coisas que se explicam pelo poder de Deus." ... O poder de Deus!... Que coisa mais ridícula!... Difícil é provar que esse tal Deus existe e que vocês não passam de meros ignorantes, fanáticos do mundo da lua.
Cadê o seu Deus porra!... Mostre esse sujeito aí que eu quero ver!... Se eu não estivesse num fórum o qual respeito e as minhas postagens expostas a muita gente que eu adoro e não quero magoar, eu ia dizer bem claro o que acho do seu DEEEEUUUUSSS!!!!!
Cadê esse fulano que não faz nada para me impedir de mostrar que ele não existe! Cadê?!... Mostra aí essa coisa que vocês chamam de Deus!... Eu faço galhofa dele, eu desdenho! Eu ridicularizo essa coisa que só existe na imaginação de pessoas despreparadas e outras muitas coisas mais que eu nem vou dizer!...
Eu fico bem à vontade para xingar, para avacalhar, porque não estou tremendo de medo do que não existe!... Já disse! Não existe deus P nenhuma!... Se não estão satisfeitos, PROVEM!!!!
EU NÃO FALO MUITO MAIS PORQUE VOCÊS VÃO SE OFENDER COM ESSA CRENÇA RIDÍCULA!
Vocês são é uns cagões com medo de assombração!
Vocês são é malucos! Bitolados! Vivem impregnados, emprenhados pelos ouvidos a respeito dessa baboseira, mente lavada, e ainda pagam com dinheiro vivo, a esses vigaristas que lhes vendem ilusões espirituais!...
Não venham pra cá com idiotices pra cima de mim. Pra discutir comigo, para me criticar, vai ter que ser com base! Com evidências, com provas, com lógica! Vai ter no mínimo que ser inteligente!...
Vai contar estórias da carochinha lá na casa... da mãe joana!
Antonio II opinou:
Mistério da Fé.
Coisas que se explicam pelo Poder de Deus.
Deus é onipontente, onisciente e bondoso. O diabo é o mal supremo.
Desculpem os crentes, mas entre a simples negação de deus e o fato que está ao nosso alcance constatarmos que no mínimo são grandes falsidades as características que lhe são atribuídas, há um pequeno passo.
Como pode se explicar uma tsunami na Ásia, pela qual morrem milhares de pessoas; e nem Deus, nem Allah, nem nenhum outro, intervém para salvar seus crentes, não importa o quanto rezem por isso?
Como se explica a fatalidade de um acidente de carro, que mata um crente que sempre rendeu glória e louvor a seu deus? Como se explicam as doenças terríveis que martirizam milhões de pessoas, que não encontram a cura em seus deuses? Como se explica um miserável mendigo que pede esmolas e ainda te diz "que deus te ajude"!!!!!
Vamos para a Lógica!
Ou deuses não é onisciente e não sabe que isso acontece;
Ou o diabo é mais poderoso, porque TENTA e REALIZA tamanhos malefícios sem ser impedido por nenhum deus;
Ou deus não é onipontente, para impedir o mal;
Ou até é onipotente, mas não se importa com essa gentinha terrena que fica se lamuriando e esperando que ele resolva seus problemas;
Ou não existe deus, nem tampouco diabo, e estamos à mercê da sorte e da nossa própria capacidade de resolver nossos problemas.
Me desculpem, mas um deus que não é capaz de controlar seu arqui-rival não pode ser grande coisa.
Afinal, uma boa prgunta: Quem conta a história? não são os vencedores?
Quem é capaz de garantir que deus não foi vencido pelo diabo, e este assumiu o controle do mundo, intitulando-se - Deus? isso sim, amigos, explicaria esse mundo maligno em que vivemos, em que se vê muito mais desgraça e tristeza do que bem-aventurança!
Espero que os crentes possam lançar um pouco de luz sobre essas dúvidas, respondendo objetivamente, com a mesma lógica que perguntamos.
Uma coisa apenas posso concluir: quem estava certo era o douto Roger Bacon, quando disse:
"Se um homem começar em certezas, terminará em dúvidas; se começar em dúvidas, terminará em certezas".
Abraços a todos
EGCaesar me retrucou:
uia, alfredo, ficow nervosinho é?
Nem vow terminar de ler sua postagem, besteira demais pra mim perder meu tempo.
Com base em que diz que o que falo foi enfiado por outro em minha cbeça? q eu só repito o que dizem?
Lave sua boca antes de falar menino, Tu não sabes nada sobre mim e quer sair falando porcaria? Saba você que não aceito nada do que dizem na igreja ou em QUALQUER outro lugar sem concordar com Bíblia. E como vou saber? lendo. Entao como tem a audácia de dizer que repito o que os outros dizem? Falo o que sei e o que acho certo, não me importa o que os outros dizem. Se falam a mesma coisa que eu é porque temos a mesma opinião.
Nem mesmo Moisés pode ver Deus, e você quer o ver??? Tome vergonha e vá arranjar o que fazer, além de encher a cabeça com besteiras, nem mesmo religioso és, então como pode querer ver Deus? QUE MOTIVO TEM ELE DE APARECER PRA VOCÊ???
E apareceu pra você, fanático???!!! Ha, ha, ha!... Que cor que ele é?!... Ha,ha, ha!...
Além do mais a SUA BÌBLIA PERFEITA, diz que Deus apareceu a Moisés!... Que vacilo!...
.................
Reparem como se confundem em seus próprios argumentos: O EGCaesar afirmou que não vai pela cabeça dos outros, mas que repete o que está escrito na Bíblia!...
Por acaso a Bíblia foi escrita pela cabeça de quem? Algum deus? Ou dos outros?!
São essas incoerências que eu quero mostrar. A falta de argumentos sólidos para me contestar ou argumentar em defesa da própria crença. Eles crêem e não sabem porquê. Eles entram com o fanatismo e a ignorância e querem ganhar a questão...
Lê na Bíblia... Só rindo...
................
Fabinho contribuiu:
Oi Alfredo, tudo bem?
Eu sou o Fabinho que pouco aparece nos debates, porém eu tenho lido algumas coisas.
Eu entrei no "falando francamente" [do meu site http://talk.to/Alfredo] e achei interessante. Li sobre a genealogia, política, religião, gostei muito das figuras, muita cor, tudo muito bonito, caprichado mesmo, parabéns!!
Também li que você anda muito preocupado com o futuro do nosso país, com essa política de corruptos, percebi que as suas intenções são as melhores possíveis. É isso aí meu velho, vamos pôr a boca no trombone mesmo...
Alfredo, você é mesmo Ateu, sério mesmo? Eu nunca havia lido nada sobre Ateus, sabia que existiam, mas nunca tive acesso a nada a respeito. Eu fico meio assustado com o que dizem neste fórum.
Eu sou evangélico, não sou fanático. Estou num seminário básico de teologia e tenho me esforçado pra aprender alguma coisa. Eu não gosto muito de debater porque todos podem seguir um livre arbítrio não é mesmo? As vezes coloco alguma coisa no fórum, mas fico preocupado com a reação das pessoas, pois a minha intenção não é julgar ninguém, nem magoar ninguém. Eu estava tentando me comunicar com algumas pessoas, mas fui barrado, não me respondiam, mas tudo bem, eu entendo.
Alfredo, no mês de maio/2005 eu perdi um filho e fiquei arrasado. Conheci poucos, mas verdadeiros amigos naquele momento tão difícil? Estou meio abatido ainda, mas vou superar. Percebi que todos correm atrás dos seus própríos desejos, como diz o ditado popular cada um pra si e Deus por todos.
Sou casado, tenho 4 filhos, sou evangélico, técnico em contabilidade, tenho apanhado muito desse mundão, mas tenho aprendido bastante e se Deus quiser vou vencer.
Velho, tenha fé em Deus. Desejo tudo de bom pra você e sua família e desculpe-me pelo desabafo.
Fabinho, você é 10!...
Uma pessoa que conversa com muito bom senso e humildade. E quer aprender mais. Isso é ótimo.
Eu não sei, meu prezado, se sou a pessoa certa para trocar idéias sobre religião com você. Tentando fazer uma comparação, para você entender, em termos de religião, é como se você fosse uma garota virgem e eu uma velha puta da zona.
Que conversa poderíamos ter?! Se eu abrir a boca, vou chocar você!...
Vou começar a dizer que não existe nenhum Deus e que Jesus Cristo não existiu!... Você vai pensar: - Caramba!.... esse cara é louco?!...
Pois é. Mas você é uma pessoa legal para conversar. Repare, eu não estou aqui tentando fazer a cabeça de ninguém. Eu só discuto religião porque gosto. Discuto qualquer coisa. Eu gosto de debater e trocar idéias. Religião é a mesma coisa.
Se você passou no meu fórum, sabe que lá a gente fala de tudo um pouco. Aqui eu debato religião. Não tenho tempo para mais, como gostaria.
Se você procurar (entre aspas) por "Alfredo Bernacchi" no Google vai ter uma idéia do que escrevo por aí.
Então, leia as coisas que escrevi e vai tirando uma idéia. Se você tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma pergunta específica a meu respeito (como Ateu) é só escrever.
Eu tenho dois livro escritos (400 e 300 páginas) sobre o assunto. Distribuo gratuitamente por e-mail. Basta solicitar e enviar o e-mail que suporte uns 1500 kb. (não serve hotmail comum).
Abraços e seja bem vindo. Eu não sei que desconsideração é essa desse pessoal, mas tudo o que você escrever pra mim eu respondo!
EGCaesar voltou com sua provocação e se deu mal, querem ver?
É SERIOOOOOOOOO???????????????????????
Coooooooooitadiiiiiiiiinhoooooooo........[e encheu de carinhas dando gargalhadas]
\Faz o seguinte, me prova que a Bíblia disse isso, prova, sr. decendente do peixe. Moisés viu no máximo as costas de Deus, mas nunca a frente Dele.
Será mesm que você foi 50 anos religioso? Parece que não!!
Conta outra....
PÔ, Caesar!!!.... Vai me dar o maior trabalho para achar isso, mas desafio é desafio. Vamos ver, quem sabe o quê?!
Agora, depois que eu mostrar os diversos versículos onde esses fanáticos escreveram que viram a Deus, você não vai embora como a maioria!... Fique por aqui, para escutar as gozações dos seus colegas.
Espere aí que eu volto já!...
bbbbbzzzzzzzzzzzz- conseguindo......conseguindo.........Pluft!!! Achei:
Êxodo 33:11 – “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.”
Se você quiser mais, eu posso conseguir pra você...
O que é?!... Não gostou da tradução do João Ferreira de Almeida?!
Ha, ha, ha!!! ri melhor quem ri por último!!!!
Valeu!!!!
Abraços.
................
Houve, realmente muita discussão sobre esse texto. Começaram a colocar a culpa na tradução etc. A maioria concordou com o óbvio, como acrescentou o Antonio II retrucando a outro participante: "Aliás: vc pode até dizer que essa tradução é equivocada... mas EXPLICAR esse "face a face" aí, vai ser dureza...."
Eu nunca falaria “face a face” com um amigo, estando ele de costas. Que tradução pode amenizar isso? Nenhuma! É mais uma idiotice recitada (e depois passada para a escrita) por um fanático analfabeto há 5 mil anos atrás. Só isso e mais nada.
................
Guerreiro argumentou:
Caro ALFREDO.
Shalom! Deverias ter procurado um Rabino Competente para te explicar este Texto, pois se o teu Oponente for um Expert , iras te dar um "BANHO" de Biblia. Penso que entraste numa Seara que nao e a tua! Eu irei assistir de cadeira. Boa Sorte! Fraternalmente,
Guerreiro, Quer dizer que todas as Bíblias do mundo estão erradas???!!!
Essa foi novidade pra mim... Mas você traz aí a tradução que o Antonio II pediu. Se for diferente e você assinar embaixo, vou começar a espalhar por aí que VOCÊ DISSE, que TODAS as Bíblias do mundo estão erradas e que esse tal de João Ferreira de Almeida é um semi-analfabeto.
agora... que eu quero ver..., quem é malandro, não pode correr...
Cariri entrou e opinou:
Alfredo meu caro, você está entrando em um terreno que você não conhece...
Dica: Note a contradição...agora perceba o contexto de que a palavra não mente..
Então se D-us não pode ser visto antes de nós morrermos, como a bíblia afirma isso?? Isso vai dar um problema!!!!
Guerreiro, se EGcaesar souber responder essa, vixiiii, vai dar briga com judeus...
hahahahah
[A Bíblia é um poço de contradições, como seria de se esperar vindo de quem veio, mas você acha que isso significa alguma coisa para os crentes? Eles são doutrinados até mesmo a não questionar a Bíblia porque é pecado!...]
Eu escrevi:
O EGCaesar, já sumiu!... É sempre assim...
CAAAEEEEESAARRRR!!!!!
Aonde está vocêêêêê??!!!!
Mas Cariri!... Eles sempre dizem assim: [que a Bíblia] Foi obra de Deus!... Milagre de Deus!!! Inspiração de Deeeeeuuussss!!!! e não tem jeito. Deus sabe tudo, pode tudo, faz qualquer coisa. Pena que a gente não vê isso acontecer. Só ouve falar...
Guerreiro tentou...
Caro ALFREDO
Shalom! Sao 02:33 da manha, somente agora li a tua mensagem! Pelo que dizes, nao tenho Duvida que es um NEOFITO nas Escrituras Sagradas, e como nao Cres nelas, me reservo o Direito de nao te responder. Quanto a espalhar que eu afirmei que as Biblias que existem no Mundo estao Erradas, va em frente, pois de um ATEU, o que se pode esperar ?! Deverias estudar mais Hermeneutica, ai irias compreender o porque de eu ter dito o que disse!
Fraternalmente,
Antonio II esclareceu:
Caro Alfredo,
Vamos ter que admitir duas coisas:
a) Exodo 33:11 não tem significado literal. A leitura desse versículo, apartada do conteúdo do capítulo, dá uma idéia equivocada do seu significado.
b) Nossos amigos crentes não sabem o que significa hermenêutica, nem estão tecnicamente qualificados para discutir esse tema.
c) a Fé desses "crentes" é tão fraca que preferem o pecado da omissão a correr o risco de cair em contradição diante da própria ignorância.
Já que é assim, trouxe para vc algumas conclusões, que respondem a perguntas que vc já fez várias vezes:
1 - Que cor é Deus?
Deus apresenta-se como uma nuvem, as vezes também se manifestando como fogo. Surge assim tanto à frente da Tenda da Presença de Deus, em Êxodo 33:9 (coluna de nuvem), 40:34 (nuvem sobre a tenda de dia e fogo à noite), Êxodo 13:21-22 (coluna de nuvem de dia e coluna de fogo à noite), fogo sobre a sarça ardente, etc. Trata-se de "manifestações de presença", e não da imagem como tal. A imagem de Deus, segundo correntes iniciáticas, nem sequer pode ser tomada como a aparência humana, tal qual faria crer Gênesis 1:27 (mas isso já é outra história...).
[Eu gostaria de ter perguntado ao amigo aí em cima, como é que souberam então que fomos feitos á imagem e semelhança de deus? Mas não tive essa chance.]
2 - Quem viu Deus?
Ninguém. Talvez alguém, que não sobreviveria para contar a história. O texto é inconclusivo. Embora Moisés tenha estado em sua "presença", com ele, falando sem intermediários (esse é o significado de "cara a cara") e de maneira franca e direta (como qualquer fala ao seu amigo) [um amigo falando de costas com outro... sei...] , Moisés não viu a face de Deus, pois, mais adiante, ainda em Êxodo 33:18-22, Deus diz que ninguém sobrevive após ver sua face. No entando, ressalvou que Moisés poderia vê-lo pelas costas, após sua passagem (como a fala se dá em conjugação futura, e não há nova menção, trata-se de apenas uma promessa, e não de um fato). O mancebo Josué, mesmo servindo na Tenda da Presença de Deus, aparentemente não o viu, eis que ali não se dava o comparecimento literal.
O "povo de Israel" observou a presença de Deus, na forma indicada no tópico 1 acima.
Para concluir:
a) Um texto jamais contém palavras inúteis. b) As antinomias devem ser resolvidas pela harmonização das partes ao todo (aí é que a porca torce o rabo!). c) O significado de cada parte não pode ser dissonante do significado do todo. d) A hermenêutica somente se aplica se o texto é OBSCURO ou se contém LACUNAS (falhas de conteúdo).
Caros Crentes:
É insustentável que a Palavra seja tão complexa e obscura que exija hermenêutica para sua leitura. O misticismo dessa obscuridade agride a FÉ e depõe contra a credibilidade do texto. Afinal, quem quer legar uma mensagem, o faz com clareza, para que seus destinatários a entendam. Quem intencionalmente causa confusão, não pode ter QUALQUER RESQUÍCIO DE BONDADE ou BOA-FÉ.
Abraço cordial
Antonio
Depois de alguns dias o EGCaesar apareceu:
Aff olha só, Alfredo, eu tenho ocupações, não posso estar olhando a todo minuto para o fórum. No momento por exemplo estou 2 min atrasado para o curso de ingles, vou ter prova, vai ter revisao antes, e eu to perdendo. Hoje eu tive tempo, mas não consegui entrar no fórum, nao sei se era problemas neste ou em minha net.
Fica frio, jaja estarei respondendo...
Alcyrferreir entrou e contestou:
A expressão face a face é uma metáfora que, junto com a expressão como qualquer que fala a seu amigo , transmite a idéia de comunhão espiritual e de intimidade . Essa imagem não deve ser intendida em sentido literal , sobretudo porque deus disse que ninguém, nem mesmo moisés , podia ver sua face (v.19,20 ) . Trata-se da comunicação profunda e direta de deus com moisés, não de este ter estado diante da presença física de deus.
Eu já disse que esse Alfredo é um ignorante em relação as coisas de deus, mas infelizmente quer discursar sobre um assunto que não entende .]
Alcyrferreir, tem nada de metáfora! Não vi nenhuma metáfora aí. Eu vejo é conveniência. Quando interessa, é literal, quando não interessa é metáfora!... Metáfora é uma ova!...
Não pense que vocês são espertos, vocês são é enganadores. Expertos só no mau sentido mesmo.
É uma metáfora que qualquer idiota lê e entende literalmente. E com isso vocês vão convencendo os incautos. Mas quando ficam imprensados, sem saída, arranjam logo uma desculpa esfarrapada. Está escrito: falou com Deus cara a cara!
Metáfora e a sua existência!...
Alfredo,
Enganador é você , porque diz que é Ateu e tem mais de quinze diferentes versões da Bíblia . Muito interessante um Ateu que lê a Bíblia!...
Qual é seu interesse em ler a Bíblia ? Vc não é Ateu nem aqui e nem na China .
Seu problema é crise de consciência.
Eu sou muito esperto!... Para lutar na seara do inimigo, preciso antes conhecer o terreno e os pontos fracos dele. Pra isso, eu tenho que ir lá no lado deles pra ver. Isso não quer dizer que estou do lado deles.
Uma coisa tão simples, só você que não entende. (deve ser normal).
Como é que posso criticar algo que não conheço?! Muita gente critica os meus livros sem ter lido. Pode? Eu não dou essa mancada.
EGCaesar apareceu e encerrou o assunto dessa forma:
É, parece que já responderam. Mas, só pra reforçar, alfredinho, por que não dá uma lida em Ex 33.18-23? Em especial 20-23.
Mas lê na Bíblia da linguagem antiga, para evitar confusões. Mais alguma pergunta?
[Nesse caso deveriam jogar todas as Bíblias, de linguagem moderna, fora, porque não assumem o que escrevem. Certo?
Com relação a um texto anterior: “E apareceu pra você, fanático???!!! Ha, ha, ha!... Que cor que ele é?!... Ha,ha, ha!...Além do mais a SUA BÌBLIA PERFEITA, diz que Deus apareceu a Moisés!... Que vacilo!...” ele explicou:]
Alfredo, peço-te desculpas, agora só que fui ver o q realmente tinha escrito....
Por que perguntas se Deus apareceu para mim?? Como disse, nem mesmo a Moises Ele apareceu, por que apareceria para mim?? Em momento algum disse isso. Nem dei indicios. Olha soh quem fica falando baboseiras
Mesmo não tendo aparecido creio Nele, pois ao contrario d vc nao preciso ver para crer. Vai dizer q to repetindo coisas d novo? Pense 2 vzs, pois nao estou. Digo o que aprendi, e como ja dice, aprendo na Bíblia, logo, tanto isso como muitas outras coisas que digo tenho base na Bíblia.
.................
Bem... Aí estão os argumentos dos religiosos. Eles se defendem na Bíblia.
Eu já expliquei nos meus livros anteriores o que é a Bíblia. Demonstrei com muitos e fortes argumentos que o Novo Testamento é uma mentira de ponta a ponta e que o Velho Testamento foi criado por ignorantes e analfabetos, mas eles se baseiam na Bíblia para me contestar. Fica difícil continuar um diálogo nessa base. Será o mesmo que defender uma idéia citando o que um ET escreveu. Que valor tem?! Nenhum!...
Eu não vou repetir aqui o que eu já cansei de detalhar em livros anteriores.
.................
Continuando, Antônio II escreveu:
ô Alfredo, vc faz idéia do que significa a última frase? [do Cariri]
Abraço
Oi Antonio.
A última frase da postagem é essa:
Guerreiro se EGcaesar souber responder essa, vixiiii, vai dar briga com judeus... hahahahah
A frase refere-se a seguinte observação do Cariri: "Então se D-us não pode ser visto antes de nós morrermos, como a bíblia afirma isso??
Acredito que o EGCaesar seja um judeu fanático, que naturalmente já viu a Deus, conversou com ele, apertou a mão dele e vive jogando dama com o criador.
De fato ele não viu deus nenhum, porque não existe deus nenhum, mas o Torá, o primeiro livro que cita esse Deus (tirou não sei de onde) diz que ele foi presenciado, sentido e até visto por Moisés (cara a cara), o que é uma mentira.
Eu não sei quem citou essa frase, ou de onde o Cariri tirou a conclusão de que Deus só pode ser viso depois da morte, mas ela contradiz ao Torá (e a Bíblia). Possivelmente, o judeu EGCaesar afirmou que Deus só pode ser viso depois da morte, e a Bíblia diz que já foi visto (ou sentido) por várias pessoas entre os antigos. Eu não sei qual é a posição dos judeus, mas deve ser diferente da dele.
Acho mais importante firmar a o meu ponto de vista: NÃO EXISTE DEUS NENHUM, NEM ANTES NEM DEPOIS DA MORTE - salvo na cabeça deles.
...................
Reparem que os argumentos religiosos são puro dogma ou fanatismo irracional.
Crêem porque crêem, acreditam porque acreditam, e ponto final. Contestar é pecado!... Suspeitar é falta de fé!... Mesmo com centenas de contradições, milhares de mentiras históricas, jamais comprovadas, por óbvio, eles acreditam e acreditam e acreditam!...
Meu deus!... Somos racionais, não somos macacos nem cachorros!... Temos uma inteligência superior, e precisamos aprender a usa-la!...
Como é que um homem no século XXI pode acreditar nas histórias de Jesus? Está na Bíblia aquele monte de histórias da carochinha e eles acreditam na Bíblia!... O cara andou sobre as águas! Coisa impossível!... Milagres não existem!... Mas eles consideram a Bíblia como algo divino, mesmo que esteja tudo melado, cheio de violências, discriminações, mágicas absurdas, eles continuam a acreditar.
Eu já peguei o Novo Testamento e desmistifiquei tudo. Acabei com a história de Jesus Cristo*, mas eles não lêem, eles não raciocinam!... São inteligentes (serão?) mas são irracionais! NÃO QUEREM RACIOCINAR!...
(*) no livro: Sinto muito, mas Jesus Cristo não existiu
Por quê?
Porque têm medo de concluir que tudo é mentira! Têm medo de concluir que estão sozinhos e desprotegidos e acima de tudo têm medo de errar e amanhã irem para o inferno. Mas quem inventou deus, inventou o inferno, o castigo pela desobediência e assim, a maioria, por medo rejeita a hipótese de eu estar certo e não existir nenhum deus. Como eles iriam conviver com essa nova idéia?
Mas eu, depois de 50 anos fui capaz de enxergar a verdadeira face da religião. Um cerco criado para que ninguém se afaste. Um cerco controlado pelos poderosos ($$$$) da religião, facilitados pela ignorância e pelo misticismo natural do homem. O homem tem medo do que não conhece, e não adianta você falar. Eles têm medo e acabou!
Eu passei por esse processo e foi preciso um motivo forte para desencadear a minha decisão de contestar e buscar a verdade a qualquer custo (mesmo com medo de ir para o inferno com toda a minha família). Eu fui capaz!... E a surpresa?! Estou aqui, cada dia mais forte nas minhas convicções, e “impune” diante do tal deus super poderoso!... ***** nenhuma!... Sou agora inatingível por esses temores. Sou agora forte e poderoso, porque tenho plena consciência de que ninguém nesse Universo é mais poderoso do que o homem!... E eu sou um homem. (homo sapiens).
Nunca tive a colher de chá de ter conhecido um Ateu que me abrisse os olhos ou pelo menos me tivesse levantado dúvidas!... Desenvolvi tudo sozinho na minha cabeça. Raciocinei por anos e anos, concluí acertadamente, analisando ponto por ponto, toda uma vida humana e a minha própria. Se tivesse conhecido um Ateu, que me fornecesse exemplos e me mostrasse as suas experiências eu, com a minha lucidez, teria economizado 30 anos da minha existência com essa medíocre crença estúpida!...
Não pensem vocês que eu não tenho problemas humanos! Que o ateísmo me salvou de catástrofes, doenças e problemas com trabalho e problemas familiares! Mas nunca perdi um amigo por causa da minha descrença. Isso foi muito bom, ou eu teria que esconder as minhas convicções. Mas eu pensava: Um amigo verdadeiro tem que passar por além disso! E todos passaram. No próprio fórum, ganhei amigos virtuais de pensamentos totalmente opostos aos meus. De todas as religiões. Menos islâmicos, (muçulmanos) porque eu detesto islâmicos e sempre deixo isso muito claro. É preconceito mesmo!... Mas não é à toa. Todo islâmico é um potencial terrorista. Por quê? Porque a partir dos 5 anos de idade eles são obrigados a decorar o Alcorão, lê-lo 5 vezes por dia até estar de cor e salteado.
E o que está escrito no Alcorão?!... Hein?!... Aí está o problema. Muita coisa que não presta! Muita coisa que os transforma em terroristas ou apoio de terroristas. Eu já detalhei isso no meu livro anterior, por isso vou apenas colar uma “surata” aqui entre as centenas de ensinamentos – ENSINAMENTOS - estapafúrdios que você encontra naquele livro:
Surata 4
56 - Quanto àqueles que negam os Nossos versículos, introduzi-los-emos no fogo infernal. Cada vez que a sua pele se tiver queimado, trocá-la-emos por outra, para que experimentem mais e mais o suplício. Sabei que Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
Quer mais? Não chega uma? Não acredita?! Então pegue o Alcorão e leia ou pegue o meu livro “Ateu Graças a Deus” e veja os resumos que fiz, tudo copiado literalmente do Alcorão. Se você não se chocar, corto o meu pescoço. E ensinamento é para TODOS, por isso não escapa nenhum da minha discriminação.
O que ensina no lixo desse livro? Que eu e você seremos torturados e mortos se negarmos esses versículos. Por isso que eu não nego... he, he, he... Eu afirmo e concordo. Está lá sim, e é real. Não nego. Serei torturado com fogo e quando a minha pele não agüentar mais eles a farão sarar para queimar de novo! Esses filhos da puta são os islâmicos!... Na certa vão dizer que é metáfora também...
Destruíram as torres gêmeas de Nova York porque assim está sendo ensinado no Alcorão. Exatamente esse, é o sentimento IMPLANTADO pelo Alcorão na mente daqueles fanáticos idiotas terroristas, que pensam que vão para o paraíso se assim fizerem.
Agora, se o cara é um falso islâmico, abrasileirado..., indignado com essas coisas... Então vai ter que provar!... Senão eu nem deixo chegar perto de mim.
Você precisava ver as imagens da TV quando eles comemoravam na rua a destruição dos edifícios que matou 3.000 inocentes! Precisava ver como os islâmicos – todos – mulheres, crianças, velhos, pulando na rua e fazendo barulho com a boca lu lu lu lu!!!... comemoravam o feito bárbaro, por puro ódio à humanidade, como se fosse carnaval!
Por quê? Por que têm o cérebro controlado pela religião. Só por isso. Como o cérebro de crentes, católicos e judeus, hindus, chineses etc.
Há!... Mas o povo não vai fazer uma coisa dessas!... Por que não? Já fizeram, não fizeram?!... Pessoas ditas civilizadas!... Lembra da época da Inquisição?!... O povo participava!... Participava sim!... Lembra do povo alemão na época de Hitler?!... O povo participava!... Participava sim!... Porque tinham a mente lavada!... etc, etc, etc...
Então, esse fanatismo irracional pelo Deus de Israel, o mesmo Deus católico e evangélico, está levando o povo à desgraça, quando vinculam a sua vida a ele. “Você só terá sucesso se for fiel”... Não é assim?!... E tome roubalheira!... Alguém está pagando essa fortuna que eles arrecadam e está pagando por essa dependência psicológica, de tal forma, que nem conseguem mais argumentar com racionalidade. A razão deles está na Bíblia!... E é por isso que judeus detestam católicos e crentes detestam judeus e católicos detestam evangélicos!... É a irracionalidade. Mataram-se aos montes na Irlanda, na Bósnia, na Tchecoslováquia. Amanhã poderá ser na sua cidade ou no seu país!... Por que não?!... A razão deles está na Bíblia e na Bíblia, o que não falta são mortes e carnificinas, covardias e traições. Não fica atrás do Alcorão!...
Moisés mandou matar uma vila inteira só porque discordaram dele. Homens mulheres, velhos e crianças. Só as meninas virgens eles pouparam – deram para os soldados se divertirem... (Números 31: 14 a 18).
Então você leitor Ateu, tenha essa bíblia aqui, debaixo do braço, para mostrar aos religiosos que a tua Bíblia é diferente da deles. Que na tua concepção as pessoas são respeitadas pelas suas opiniões. Mostre a eles, como é entre os Ateus!... Mostre mesmo!...
E se você não é Ateu, medite sobre isso!... Pense que a religião é faca de dois gumes e o gume negativo corta muito mais!... Não vale a pena defender essa porcaria desses livros, muito menos, depositar tanta crença assim, suas próprias vidas, pois não valerão mais nada.
Recomendações de bondade, de solidariedade e de perdão você encontra em qualquer comunidade de pessoas decentes. Não precisa ler nessa porcaria de Bíblia cristã.
Eu sou o Alfredo, de mente livre, dono da minha própria sorte e não devo nada a ninguém, não me curvo a nenhuma obsessão fanática, não acredito em bobagens nem em absurdos. Não preciso de histórias de deuses para ter força, ser feliz e realizado.
E não ligue para as besteiras que os religiosos pregam contra você. Esse livro é um encorajamento, uma tomada de posição. Afinal das contas, ser Ateu não é crime!... Mesmo que a Igreja pregue o contrário, nós não temos nenhum vínculo com a Igreja. Eles podem nos chamar de hereges, nos excomungar e nos recomendar o inferno, porque, para nós, isso não tem o menor significado. Estamos muito acima! Estamos muito além! Nós somos mais poderosos!...
EU escrevi essas coisas, de posse das minhas razões e de plena consciência da liberdade da minha expressão, no único intuito de ajudar as pessoas a se livrarem desse cancro maligno que é a religião escravagista.
Não alimentem mais essa coisa. Não colaborem. Denunciem a vigarice desses líderes enganadores.
Seguindo...
Há uns chatos filósofos por aí, que “vivem pela fé” (entenda fanático) e simplesmente insistem, teimam em não raciocinar ou pretendem enganar a si próprios, escondendo-se atrás da filosofia barata, só para não dar o braço a torcer. É o pior tipo que existe para debater, porque são inteligentes (relativamente) criativos, confusos e enrolados. E pretendem enrolar a gente na defesa dos seus brios atingidos.
Exemplo está aí na minha resposta sob as questões: - Estávamos discutindo sobre a existência ou não de deus.
Oi etzioma7h.
Vou tentar [responder], porque você deixou isso meio confuso:
//////eu poderia assim,também dizer: acredito porque não há nada que me conduza a uma afirmação contrária, e isso teria tanta validade quanto o que vc disse.mas a sua afirmação não é lógica!!! //////
Você está forçando um pouco, porque não é a mesma coisa...
Da mesma forma eu posso dizer: Eu acredito que um mostro de cem cabeças mora na Lagoa Rodrigo de Freitas, porque não há nada que me conduza a uma afirmação contrária!... Ou seja, desde que não há qualquer evidência na não existência desse monstro, eu me sinto no direito de admitir a sua existência. Isso soa muito estranho... Já imaginou o caos que seria na mente das pessoas criando tudo o que se possa imaginar? Entraríamos na dimensão da fantasia total, onde tudo existe desde que não seja provado o contrário. Uma brincadeira...
Além do mais, sempre poderá haver argumentos contrários a essa afirmação sobre a existência do monstro que vem com a lógica e o bom senso (duas bandeiras fortes do meu raciocínio).
Você poderia dizer:
1 - A lagoa não é tão profunda para abrigar um monstro.
2 - Nunca se observou ondulações na água que indicassem a sua presença.
3 - Os pescadores nunca retiveram monstros nas suas redes. Não há alimento suficiente para sustentar um monstro. E assim por diante.
Invertendo a questão, eu tenho evidências lógicas sobre a impossibilidade da existência de um deus, quer ver?
1 - Jamais alguém o viu, ouviu, sentiu, falou com ele, sentiu o seu cheiro etc.
2 - Se esse deus tiver um corpo físico teria sido detectado de alguma forma, e não foi.
3- Se esse deus tiver um corpo etéreo, imaterial, não poderia ter construído nada material.
4 - Para construir um Universo ele deveria ter uma dimensão fantástica. No entanto, não é observado por aí.
5 - Para controlar todo o Universo, e até o seu DNA ele deveria ter uma capacidade inacreditável de multiplicação e onipresença. No entanto não está presente em lugar nenhum, salvo na mente dos crentes.
6 - Quem afirmou sobre a sua existência foi um analfabeto de 5 mil anos atrás, absolutamente inconfiável.
etc
//////.mas a sua afirmação não é lógica!!! pois como vc pode dizer "não há nada que me conduza ao contrário"??? vc conhece tudo? o certo seria:(não conheço nada que me conduza ao contrário).///////
Posso não conhecer tudo, aí há uma força de expressão, mas conheço muita coisa, aonde o tal deus não se encaixa. Assim em todas as coisas que conheço e já tentei relacionar com deus, nada ficou evidente à sua existência.
///////já que vc acha que existem coisas que levam a (crêr)na inexistência,apresente uma lista oequena aqui!!!! //////
Já apresentei algumas acima. São suficientes? Posso colocar aqui ainda umas trezentas. Por exemplo:
7 - As pessoas que afirmam sobre a existência de deus, são fanáticos irracionais e geralmente incultos. Assim não têm credibilidade.
8 - As pessoas que afirmam sobre a existência de deus não se ocupam em raciocinar nem pesquisar sobre o assunto. Apenas repetem como papagaios o que ouviram, ou leram na Bíblia.
9 - Deus não existe nem tem qualquer poder ou eu já estaria há muito tempo no inferno, fulminado por um raio.
10 - Se você argumentar que deus não faria isso porque é bondoso, justo ou qualquer coisa assim, eu mencionarei a quantidade de sofrimento dos seus discípulos e crentes, que o amam e veneram, o que não condiria com esse argumento.
Depois te dou mais 290.
//////mas vejo que vc já está ficando mais maleável,agora vc admite que ateísmo não pode ser provado. ///////
Acho que nem dei isso a entender, porque a definição de ateísmo não comporta nenhuma comprovação. Ateu é apenas aquele que não crê no que os religiosos crêem. Apenas digo e admito que não creio e fim. Não pode ser provada uma descrença.
/////// eu te proponho apontar quais as suas "evidencias"e porquê ateísmo é mais racional que teísmo,mas não venha atacar religioões,estou falando de acreditar ou não em Deus.///////
Ora, prezado. Macacos e cachorros não raciocinam. Homens (os que não têm preguiça) raciocinam. Quem raciocina, conclui. Quanto mais cultura, melhor a conclusão.
Ninguém pode dizer que raciocinou e não concluiu sobre aquilo que raciocinou. No mínimo concluiu que é difícil fechar questão sobre o assunto.
Quando você pensa sobre os exemplos que eu citei acima, conclui pela inexistência de Deus. Quando você analisa os argumentos daqueles que acreditam em deuses, acaba de ter certeza disso.
Abraços.
etzioma7h. respondeu assim:
+++ilustre;
é exatamente o que você faz,para acreditar que Deus não existe.você disse "Se eu afirmar que Deus não existe, vou ter que provar essa afirmação. Então, eu apenas afirmo que não acredito porque não há nada que me conduza a uma conclusão contrária, a favor da sua existência. Eu raciocino." não entendi.se você diz que não acredita,não ecredita em que?>na existência de Deus,ora!não acredito na existência de Deus=Deus não existe.você afirmou"Deus não existe" com palavras diferentes.tem que provar portanto.!!!!!A NÃO SER QUE ADMITA QUE É UMA CRENÇA,E QUE ERROU QUANDO DISSE:TEREI QUE PROVAR!!!
“Ou seja, desde que não há qualquer evidência na não existência desse monstro, eu me sinto no direito de admitir a sua existência?”
++++claro que pode admitir sua existência.se (não há) evidências do contrário.o problema é ter uma definição de evidência sobre a qual todos estejam de acordo.sendo assim poderíamos dizer,se há evidências ou não(segundo o acordo).as evidências que você apresenta para sustentar sua tese(Deus não existe)são tão válidas quanto qualquer evidência de um devoto,mostrarei no final.é importante que você defina o que deve ser entendido por evidência.de minha parte não vejo mais mérito em um tipo do que em outro.
“Isso soa muito estranho... Já imaginou o caos que seria na mente das pessoas criando tudo o que se possa imaginar? Entraríamos na dimensão da fantasia total, onde tudo existe desde que não seja provado o contrário. Uma brincadeira...”
++++soar estranho não é problema....muita coisa na ciência soa estranho a ouvidos leigos,ou é visto estranho por olhos desavisados,ou mentes não "desacostumadas".
“Além do mais, sempre poderá haver argumentos contrários a essa afirmação sobre a “existência do monstro que vem com a lógica e o bom senso (duas bandeiras fortes do meu raciocínio)”.
++++é importante perceber que não se pode provar que algo existe ou inexiste.no sentido de uma existência independente e imanente.você não pode provar que você existe.você teria algum critério para dizer o que é você e o que não é?para dizer o que está em você e o que está fora de você?eu pergunto.bom-senso para mim não significa nada além de uma porta aberta e uma desculpa para a ausência de lógica.
“Posso não conhecer tudo, aí há uma força de expressão, mas conheço muita coisa, aonde o tal deus não se encaixa. Assim em todas as coisas que conheço, e já tentei relacionar com deus, nada ficou evidente à sua existência.”
+++você pode conhecer muita coisa,mas seu conhecimento relativamente ao que pode ser conhecido é nulo.o que o homem é diante de Deus?nada!e o que é o homem diante do nada?um deus.não podemos ter acreditar que temos a capacidade de abarcar tudo com o nosso parco entendimento.argumentando evolutivamente;podemos ver que o homem não é o máximo de evolução mental,daqui a ..200 anos de evolução(supondo que não ocorra nenhum cataclismo,ou ...evolução ou involução?)olharemos para nós (agora)e talvez diremos:esses nossos antepassados,já desenvolviam instrumentos inteligentes...mas vejam que inteligência baixa possuiam...e a próxima geração,a mesma coisa sobre os precedentes,e sobre os sucessores,como faço eu agora.ad infinitum.Deus não pode ser conhecido pela razão.só pelo amor.a revelação de Jesus foi humana,e mostrou a verdadeira face da presença de Deus.(Deus conosco(homens)).
“Você poderia dizer:
1 - A lagoa não é tão profunda para abrigar um monstro.
2 - Nunca se observou andulações na água que indicassem a sua presença.
3 - Os pescadores nunca retiveram monstros nas suas redes. Não há alimento suficiente para sustentar um monstro. E assim por diante.”
+++me vejo em condições de sustentar a existêcia do monstro.
1- o monstro habita uma caverna dentro da lagoa.
2-o monstro só produz ondulações em situações extremas quando se move em grande velocidade,pois é feito de um elemento que se comporta como se tivesse pequeno volume,quando na verdade o tem grande(cálculos indicam essa possibilidade)
3-ele se alimenta de raios gama.(pescadores?resdes?)
“1 - Jamais alguém o viu, ouviu, sentiu, falou com ele, sentiu o seu cheiro etc.
2 - Se esse deus tiver um corpo físico teria sido detectado de alguma forma, e não foi.
3- Se esse deus tiver um corpo etéreo, imaterial, não poderia ter construído nada material.
4 - Para construir um Universo ele deveria ter uma dimensão fantástica. No entanto, não é observado por aí.
5 - Para controlar todo o Universo, e até o seu DNA ele deveria ter uma capacidade inacreditável de multiplicação e onipresença. No entanto não está presente em lugar nenhum, salvo na mente dos crentes.
6 - Quem afirmou sobre a sua existência foi um analfabeto de 5 mil anos atrás, absolutamente inconfável.
+++ 1-sentir,cheirar?você não acredita em atriz de cinema?(bonita)
2-se tivesse um "corpo físico",mesmo assim,as ondas eletromagnéticas levaram séculos para serem descobertas.(você conssegue cheirar uma o.e.?)
3-o que é isso?o.e.são "etéreas",e no entanto podem se transmutar em "corpos rígidos".
4-esse negócio de "observar"não tem base.
5-DNA?de onde você tirou isso? isso de onipresença, multiplicação, etc, não tem base,o próprio conceito de espaço não tem uma base sólida na própria matemática.você é capaz de imaginar um espaço ortogonal de 4 ou 15,5 dimensões?presença? não temos base científica para falar satisfatoriamente de espaço.
6-Moisés não era analfabeto como voçê sabe.foi educado na côrte egípcia,e possuia uma cultura vasta,foi chamado sem que pedisse.
“7 - As pessoas que afirmam sobre a existência de deus, são fanáticos irracionais e geralmente incultos. Assim não têm credibilidade.”
+++eu não me considero fanático e irracional,etc.incultos?você chama um Moisés, um Isaías, um Salomão, um Davi, um Jesus, um Copérnico, um Galileu, um Newton, um Pascal, um Leibnitz, um Bacon, um Shakespeare, um Mann, um Tolstoi, um Dostoievisky, um Plank, um Wittgeinstein, um Withehead, um Bolzano, um Riemann, um Kierkegaard etc etc etc.... de incultos? se não fossem os religiosos e a religião,o mundo não conheceria o que voçê chama de cultura.pouquíssimos Ateus produziram algo significativo em ciência,estou errado?
“8 - As pessoas que afirmam sobre a existência de deus não se ocupam em raciocinar nem pesquisar sobre o assunto. Apenas repetem como papagaios o que ouviram, ou leram na Bíblia.”
+++eu racicino.existem os papagaios teístas,assim como também existem muitos papagaios Ateus.
“9 - Deus não existe”
+++peguei você afirmando,aquilo que afirmou não ter afirmado.
“nem tem qualquer poder ou eu já estaria a muito tempo no inferno, fulminado por um raio.”
++++deixemos de frases de efeito.
“10 - Se você argumentar que deus não faria isso porque é bondoso, justo ou qualquer coisa assim, eu mencionarei a quantidade de sofrimento dos seus discípulos e crentes, que o amam e veneram, o que não condiria com esse argumento.”
+++o que voçê entende por sofrimento?a ausência da insatisfação total do corpo?foi Russel,um agnóstico com pendores ateístas que disse:"é necessário que não consigamos um tanto daquilo que muito desejamos para que sejamos felizes."
“Acho que nem dei isso a entender, porque a definição de ateísmo não comporta nenhuma comprovação. Ateu é apenas aquele que não crê no que os religiosos crêem. Apenas digo e admito que não creio e fim. Não pode ser provada uma descrença.”
+++foi voçê que disse:"... a definição de ateísmo não comporta nenhuma comprovação..."tenho certeza que cada Ateu tem opinião diferente sobre isso e muitas coisas,são vários os credos...."Não pode ser provada uma descrença."pode sim,se voçê não crê em Deus,crê na inexistência D'ele.não é uma descrença.
“Ora, prezado. Macacos e cachorros não raciocinam.”
+++você pode provar?
“Ninguém pode dizer que raciocinou e não concluiu sobre aquilo que raciociou. No mínimo concluiu que é difícil fechar questão sobre o assunto.
Quando você pensa sobre os exemplos que eu citei acima, conclui pela inexistência de Deus.”
+++só concluo que Ateus presisam compreender os limites do conhecimento humano.
“Quando você analisa os argumentos daqueles que acreditam em deuses, acaba de ter certeza disso.”
+++é difícil fecher questão sobre o assunto?admite aqui o que admitiu não admitir,quando havia admitido?
“Homens (os que não têm preguiça) raciocinam. Quem raciocina, conclui. Quanto mais cultura, melhor a conclusão.”
++a cultura é o vertical,a conclusão o horizontal.a curva é um forma parabólica com a concavidade para cima.
[Lamentavelmente eu não tenho tempo para perder com argumentos como esses. (Que o meu conhecimento é nulo diante de deus... Que diante do nada o homem é um deus... Que deus não pode ser conhecido pela razão e só pelo amor... Que monstros se alimentam de raios gama... Que atrizes de cinema só existem na imaginação... Que Moisés não era analfabeto (aonde será que ele colheu essa informação?)... Insiste que reis, cientistas e filósofos do passado eram mais cultos do que eu. (Acredita naturalmente que a ciência não evolui e que eu sei menos que Davi ou Salomão)... Que não entende o que são evidências... Que cientistas são religiosos... Que eu nada entendo de sofrimento... Que não acreditar em uma coisa é uma crença... Que cachorros e macacos raciocinam... E diz que ele mesmo raciocina!...
Eu acho que a cultura dele é vertical para baixo.
Se eu alimentar essa discussão, poderá levar a vida toda sem se chegar a nenhum consenso. Alguém cairia pelo cansaço. Por isso resumi a tendência do debate, mas você pode julgar os argumentos do colega].
Nenhum comentário:
Postar um comentário