Os Pseudo-Ateus

Pseudo-ateus, falsos ateus ou ateus inconvictos são pessoas que esboçam uma descrença frágil em deuses, raramente sustentada na Razão e na Lógica e geralmente movida por emoções passageiras. Não possuem convicção verdadeiramente racional de que deuses não existem. Um pseudo-ateu é aquele que se torna "ateu" porque, por exemplo, está num "inferno astral" que lhe gera uma revolta emocionada que lhe faz renegar a existência do deus em quem ele acreditava anteriormente. Pessoas assim são puxadas com muita facilidade de volta ao teísmo e à religião quando são abordadas por pregações bem elaboradas ou por momentos de reflexão em que entram em cena dilemas de pensamento sobre o sentido da vida, do universo, da beleza da natureza, etc.. São atraídas de volta pelas facilidades filosóficas e psicológicas oferecidas pela crença em um deus. Em suma, é gente que não concluiu a idéia de inexistência de deuses por vias racionais e lógicas.

Com muita razão, é atribuída aos pseudo-ateus a gigantesca maioria das blasfêmias intencionais contra religiões na internet. Um ateu movido pela Razão pensaria: em que chamar Deus, Jesus, Maria ou São Pedro de isso, de aquilo ou de não-sei-o-quê vai ajudar no esclarecimento aos cristãos de que sua fé pode estar sendo vã? Pseudo-ateus blasfemadores não contam com o respeito da maioria dos ateus, os quais tanto sofrem com sua ainda baixa reputação pública perante a maioria cristã.


Um jeito fácil de descobrir um pseudo-ateu é perguntar ao suspeito por que não acredita mais em Deus e em seguida seduzi-lo com argumentos de proselitismo religioso. Se as respostas da pessoa à pergunta forem incisivamente racionais e firmes e ela se mostrar inflexível perante pregações, é um ateu convicto, verdadeiro, propriamente dito. Por outro lado, se os motivos alegados forem mais passionais e a pessoa começar a ficar pensativa depois de um banho de persuasão religiosa, eis então o falso ateu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares