Alegações Cristãs Padrão e Respostas Adequadas

Segue a lista de perguntas e respostas.

A: Um evento xyz no futuro provará que o cristianismo é verdadeiro.
R: Evidências anunciadas para o futuro não servem como evidência no presente.

A: A ciência se baseia em fé.
R: A ciência assume que as leis da natureza são constantes.

A ciência se baseia em observações e experiências.
Fé é crença sem evidência. A ciência trabalha com evidências.

A: A ciência está cheia de lacunas.
R: Qualquer ciência tem lacunas, que vão sendo preenchidas por novas descobertas e teorias melhores. À medida em que a ciência faz novas descobertas, aparecem novas lacunas e mistérios, a serem resolvidos pela ciência do futuro. Todas as teorias científicas são provisórias e incompletas.
Se você quer VERDADES ABSOLUTAS, fique com a má filosofia e a teologia.


A: A evolução tem muitas lacunas.
R: Apenas uma porcentagem mínima dos seres vivos se fossiliza. Olhe em volta enquanto anda e repare nos seres vivos. Quantos deles vão se fossilizar e ser um dia descobertos por cientistas? Tente achar um fóssil de uma espécie moderna. A falta de fósseis não significa falta de formas de vida. Quanto mais fósseis são achados, mais lacunas são criadas.

A: A ciência não sabe tudo. Ainda não descobriu xxx.
R: A ciência sabe mais a cada ano, corrigindo teorias anteriores. Todas as teorias científicas são aproximações experimentais. Os cristãos vivem tentando destruir o ensino da ciência mas depois se queixam de que a ciência é lenta demais em seu avanço para satisfazê-los. Pense nos problemas difíceis que a ciência resolveu no passado, tudo sem recorrer a atos de deuses ou milagres.

A: A Segunda Lei da Termodinâmica impede a evolução, já que diz que tudo se torna cada vez mais desorganizado com o tempo.
R: A versão científica (ao contrário da versão dos fundamentalistas), diz que a Segunda Lei descreve as condições num sistema fechado. Em tal sistema, a energia se dissipa com o tempo. Não diz NADA que impeça que a evolução ocorra. A Terra não é um sistema fechado, já que a energia solar está sempre entrando.

A: A ciência tem fraudes e erros, como os Homens de Piltdown e Nebraska.
R: A ciência tem métodos para detectar e corrigir fraudes e erros. A longa história de previsões acertadas da ciência valida suas teorias e métodos.

A: A ciência não sabe qual a origem do Big Bang.
R: A ciência observou os resultados do Big Bang no universo em expansão, os 2,7 graus de radiação de microondas e a proporção de isótopos leves. A origem do Big Bang ainda é um mistério científico. A expressão "antes do Big Bang" não tem significado científico já que o tempo é um resultado do Big Bang. "Causa" não se aplica ao Big Bang em si, já que causa pressupõe leis e passagem de tempo. Ambos são produtos do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.

A: A ciência não conhece a origem das primeiras células.
R: Há mistérios na ciência. Um dia, eles são desvendados pelos avanços da ciência. Químicos e biólogos estão trabalhando neste problema. A superfície original da Terra foi intensamente bombardeada durante a fase da evolução química. Isto destruiu evidências de traços biológicos, deixando apenas carbono.
A proporção entre carbono 13 e carbono 12 nos diz que ele já foi um dia parte de um sistema vivo. As células das plantas têm preferência pelo carbono 12 quando absorvem dióxido de carbono. Leia a edição de março de 1998 da National Geographic Magazine para mais detalhes sobre a origem da vida.

A: A evolução não é válida como ciência.
R: A comunidade científica e a Suprema Corte americana decidiram que a evolução é válida como ciência e que o criacionismo é religião. Nenhuma publicação científica profissional contesta que a evolução é fato. Nenhuma evidência física contradiz a realidade da evolução. A continuidade genética é uma lei da biologia. Ancestrais comuns são um fato na biologia. Cada período geológico teve espécies diferentes, todas derivadas de espécies de períodos anteriores. A evolução não foi provada, foi confirmada.

A: A ciência encontrou a Arca de Noé.
R: Nenhuma arca foi encontrada. Não há menção a nenhuma montanha da região do Ararat.

A: A ciência descobriu provas do dilúvio de Noé.
R: A ciência não faz nenhuma referência ao dilúvio de Noé. Não há vestígios desta inundação em nenhum lugar. Nem a história nem a ciência falam do dilúvio mundial de Noé.

A: É preciso muito mais fé para se acreditar na evolução que em Deus.
R: A evolução é a variação genética ao longo das gerações de num determinado grupo. Isto foi observado. Não se observou nenhum deus.

A: Muitos cientistas, agora e no passado, acreditavam em Deus e tinham uma religião.
R: As escolhas religiosas dos cientistas não têm nenhuma validade científica. O valor da opinião de um cientista é proporcional às evidências que ele apresenta. Cientistas também se deixam iludir por religiões.

A: A ciência confirma o Gênesis.
R: A única semelhança entre os fatos científicos e o Gênesis é que ambos têm um começo. O Gênesis fala em plantas na Terra antes da criação do Sol, da Lua e das estrelas. No Gênesis há uma cobra que anda e fala, gente e bichos sem pais. Não houve chuva até que o homem apareceu e então houve um dilúvio universal. Diz que os pássaros foram os primeiros animais terrestres. Tudo isto foi refutado pelas observações científicas.

A: Foi tudo um milagre de Deus.
R: Qualquer história, por mais maluca que seja, pode ser explicada como milagre de Deus.

A: Quando você nega a Bíblia, você está chamando Deus de mentiroso.
R: Humanos falíveis escreveram, editaram e selecionaram os textos da Bíblia, não Deus. A Bíblia tem alguns fatos históricos mas também tem muitos erros.

A: A evolução e o Big Bang são apenas teorias que não foram provadas.
R: As teorias científicas são explicações aceitas para fatos observados. Todas as teorias científicas são tentativas de explicar as coisas, e são aproximações. Teorias científicas nunca são provadas; provas só existem em matemática. Mostre-nos evidências físicas para as teorias do criacionismo.

A: A ciência não pode lhe dar vida eterna no céu ou evitar a vida eterna no inferno.
R: Não há evidências de céu, inferno e vida eterna. O que a ciência pode fazer é dar uma vida mais longa e saudável na terra.

A: Não há evidências da evolução.
R: Cada era geológica tem espécies diferentes, começando pelas bactérias procariotes do Pré-Cambriano, há 3,5 bilhões de anos, no Apex Chert, Austrália. A continuidade genética é uma lei, que diz que animais e plantas SEMPRE descendem de organismos mais antigos, a partir do momento em que se formaram as primeiras células. A similaridade de estrutura física, genética e proteínas das formas de vida mostra que elas têm ancestrais comuns. A comunidade científica aceita a evolução como ciência válida.

A: Deus criou as pessoas.
R: Os humanos evoluíram durante milhões de anos. Deixaram fósseis e ferramentas das etapas intermediárias. As pessoas sempre descendem de um pai e uma mãe. Misturar Deus com ciência nunca melhora a ciência e só serve para aumentar a complexidade.

A: Deus inventou a ciência.
R: A ciência é um processo para solucionar mistérios. Deus supostamente já conhece tudo e não teria nenhuma aplicação para a ciência. Foram pessoas curiosas que desenvolveram a ciência ao longo dos séculos.

A: Tudo pode ser explicado pelo Projeto Inteligente.
R: Não há sinais de projeto na natureza. Histórias sobre projeto pressupõem um Projetista. Projeto Inteligente é apenas outro modo de dizer "Deus criou".

A: É lógico acreditar em Deus. Você não pode provar que ele não existe.
R: Provas só existem em matemática. Todos os deuses se baseiam igualmente na fé. Todos os deuses se mantêm em silêncio e invisíveis, a menos que você considere que coisas físicas como planetas e vulcões são deuses. A Bíblia e outros Livros Sagrados divergem bastante sobre a natureza e a vontade de seus deuses. As pessoas inventam os deuses e eles são tão variados quanto a imaginação humana. Processos lógicos seguem o princípio de que "se entra lixo, sai lixo", Falei com muitos especialistas em Deus. Eles divergem entre si. O ateísmo, se considerado como ausência de crença em deuses, é racional, já que não se vêem deuses. Não é possível provar que deuses não existem. Mas podemos deixar de acreditar neles. Qualquer deus pode ser apoiado pela fé, popularidade e emoções.

A: As leis da probabilidade indicam que a vida não poderia ter surgido por si só, sem Deus.
R: Já que o processo químico que levou à vida é desconhecido, a matemática não pode ser aplicada de forma útil. O melhor que os cientistas podem dizer, com um mínimo de certeza científica, é que eles ainda não conhecem o processo.

A: Tudo tem uma causa, portanto o Big Bang foi causado. Por Deus.
R: A ciência ainda não tem explicações para o Big Bang. Está além da ciência atual. O que causa o decaimento atômico e as partículas virtuais? Incluir Deus na ciência nunca melhora uma teoria científica e só serve para aumentar a complexidade. O que causou Deus?

A: Pasteur provou que a vida não pode surgir da ausência de vida.
R: Pasteur mostrou apenas que um caldo de cultura mantido em ambiente esterilizado permanecia estéril. Sua experiência não se aplica à origem da vida no ambiente do Pré-Cambriano, num período de milhões de anos.

A: Foram encontrados fósseis no topo de montanhas, provando que o dilúvio de Noé ocorreu.
R: As montanhas foram no passado o fundo do mar, com fósseis marinhos, empurradas para cima pelas colisões das placas continentais, como o Himalaia e os Andes. Fósseis são formas de vida extintas. As enchentes modernas não depositam resíduos marinhos com fósseis de espécies extintas.

A: As camadas geológicas não existem em lugar nenhum da Terra. São ficção.
R: Cada lugar na Terra tem uma história única, com formações diferentes, com diferentes períodos, profundidades e composições. Há em torne de 25 locais onde amostras de todos os períodos são encontradas. O sistema de colunas foi desenvolvido muito antes de Darwin escrever seu livro.

A: Os cientistas já pensaram que a Terra era plana.
R: Aristóteles e outros gregos antigos viram que a Terra era esférica, ao observar a sombra dela na Lua. Você conhece algum cientista que defenda que a Terra é plana?

A: A ciência afirma que tudo aconteceu por acaso.
R: A ciência explica as coisas pela ação das leis naturais. "Acaso" é uma medida da ignorância humana, não a falta de leis físicas agindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares