Criando Filhos Sem Religião - Dave Silverman


Eu recebo freqüentemente pedidos de aconselhamento de pais que desejam criar seus filhos sem religião, ou que pelo menos querem fornecer uma criação livre da influência das religiões nas vidas de seus filhos. Embora eu esteja longe de ser um perito no assunto, eu tenho o que considero algumas idéias muito boas sobre como criar filhos sem religião.

Minhas idéias (não são todas minhas — eu admito abertamente ter roubado a última de Ellen [Ellen Johnson, presidente de Ateus americanos. Ed.]) e estão esboçadas abaixo sem nenhuma ordem particular. Esta lista não está completa, e sugestões e acréscimos são bem vindos. Porém, eu espero e penso que isto ajudará a responder algumas das perguntas freqüentes que eu recebo sobre o assunto.

Focalize os assuntos de deuses como substantivos comuns. Não há um deus, há muitos. Milhares na realidade, todos o mesmo e todos fictícios. Fale sobre Zeus, Qetzalcoatl, Thor, e Jesus. Explique como esses deuses eram usados no passado (especialmente os desconhecidos), como os seguidores destes deuses estavam absolutamente convictos da existência do deus e como eles até mataram em seus nomes. Conforme os deuses envelheciam, novos apareciam, sem nenhuma outra razão a não ser a necessidade de mudança e o progresso de ciência. Agora, há muito menos deuses e muitas pessoas ainda acreditam neles, pelas mesmas razões que eles acreditavam nos antigos deuses Tiki.

Em minha casa, eu tenho uma escultura de Netuno na parede. Na escultura, Netuno está assoprando um navio, enchendo suas velas. Meu filho de quatro anos e eu conversamos freqüentemente sobre isto. Como essas pessoas eram tolas em pensar que um homem velho no céu estava assistindo-os, e assoprando o navio delas ao longo do oceano!

Comparando todos os deuses e mitologias nas mentes delas, eles serão mais cépticos quando alguém lhes contar que aquilo é real.

Ensine-lhes truques de mágicas. Tão cedo como posso me lembrar, meu pai me deu um conjunto de truques mágicos para surpreender meus amigos. Eu lhes dizia "não há nenhum truque - é Magia!". O tempo todo eu sabia que os que acreditavam nisto estavam sendo enganados. Eu aprendi que sempre há um truque, sempre uma explicação, até mesmo se eu não soubesse o que era na ocasião. Soa familiar?

Para crianças mais velhas, há um jogo maravilhoso por aí, chamado "MindTrap". É um ótimo jogo de cartas onde você tenta pensar de forma não convencional para resolver um problema. Aqui há um exemplo:
Um cachorro preto está no meio de uma rua sem iluminação e nenhuma casa. Um carro sem faróis dobra a esquina e para antes de bater no cachorro. Por quê? Porque era dia.
Este jogo encoraja o pensamento crítico, a resolução de problemas e processos racionais. Eu o adoro!

Faça caridade estendendo sua mão ou cara a cara. Mostre para eles como é bom ajudar alguém. Explique para eles que este é jeito de ser do Ateu (o que é verdade) - mãos que fazem são muito melhores que lábios que rezam.

Com referência a este mesmo assunto, veja se você consegue descobrir pessoas na televisão que estão rezando em vez de ajudar, e chame atenção para isso.

Finalmente, e o mais importante, certifique-se de que seus filhos saibam que seu amor é incondicional. Deuses fornecem amor incondicional, e há uma tentação para ir atrás desse ideal se não tiver em casa. Naturalmente, você ama seus filhos, mas alguns de nós somos menos adeptos a expressar esse amor a nossos filhos que outros. Isto precisa ser reforçado inúmeras vezes até que eles tenham 50 anos aproximadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares